Quem tem o hábito de assistir animes deve ter, desde o primeiro contato com este tipo de produção, notado uma “enorme” diferença que não costumamos ver noutros desenhos animados ocidentais: os olhos dos personagens são grandes demais.

Se fossem alguns títulos somente, até faria sentido, pois poderia se tratar do estilo de um determinado grupo de mangakas (assim são chamados os desenhistas de mangás). Mas, em quase toda história em quadrinhos ou animação japonesa os personagens de olhos esbugalhados marcam a sua presença.

Muitos otakus, os fãs de animes, já se habituaram a esse tipo de traço predominante, mas outras pessoas ainda se perguntam o porquê desse padrão, ainda mais levando em conta que os japoneses têm os olhos pequenos. E para entender isso, primeiro precisamos saber como esse estilo começou.

A origem do mangá

O desenho japonês, durante muito tempo, foi marcado por um traço totalmente diferente do que vemos hoje em dia. Até o início do século 20 o estilo conhecido como ukiyo-e (cuja tradução é “retratos do mundo flutuante”) trazia ilustrações sem muita percepção de movimento e personagens semelhantes aos japoneses: cabelos negros, roupas tradicionais japonesas e olhos pequenos.

Contudo, com a propagação das histórias em quadrinhos, o artista Osamu Tezuka se inspirou em produções cinematográficas e obras da Disney para compor um estilo próprio em suas histórias cheias de ação e personagens com olhos grandes, tais como eram os do Mickey e sua turma.

Assim, surgiram animes clássicos conhecidos até hoje pelo público: Kimba, Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, entre outros.

Mas, afinal, por que os personagens de anime têm olhos grandes?

A partir das obras de Tezuka, outros mangakas começaram a surgir adotando o mesmo estilo aos seus desenhos, justamente porque os olhos grandes dos personagens expressam bem a emoção que sentem.

Como muitos japoneses, nos dias de hoje, costumam reprimir ou têm dificuldades de expressar os seus sentimentos, nos personagens de anime e seus olhos tão expressivos, alguns deles conseguem se projetar e ver ali a imagem das pessoas que eles gostariam de ser.

Aliás, outro ponto que causa estranheza é o fato de muitos desses personagens serem japoneses, embora sejam loiros, morenos, ruivos e, em alguns casos, até negros! Esse fenômeno teve início nos anos 60/70 quando o povo japonês começou a ter um contato cada vez maior com a cultura ocidental.

Se outrora o padrão de beleza nipônico era mais voltado ao próprio oriente, nessa época eles passaram a prestigiar também os padrões do ocidente e o reflexo disso pôde ser visto nos mangás e nos animes.

Existem animes cujos personagens não têm olhos grandes?

Claro que há outros títulos que não seguem a linha dos olhos grandes e trazem traços caricatos de como os japoneses esteticamente são: olhos pequenos e cabelos escuros. Um deles é Sazae-san que está há mais de quarenta anos no ar pela TV japonesa e há também Akira, a obra prima de Katsuhiro Otomo, um dos melhores animes feitos até hoje.

E essas são as razões pelas quais os personagens de animes têm olhos grandes. Gostou deste artigo? Acha que ele pode ser útil à mais pessoas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!

Comments

comments